[?]
País Portugal

Portugal

[ampliar]

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

Avaliação Média
dos Produtos

82,1
Muito Bom
 
Quem marcou como favorito? (4)
 

Dados gerais

Localização

Sudoeste da Europa, oeste da Espanha, delimitado pelo Oceano Atlântico.

Latitude

39º30’N

Longitude

08º00’O

Relevo

Montanhoso ao norte do rio Tejo, planícies no sul.

Clima

Temperado maritime; frio e chuvoso no norte, mais quente e seco no sul.

Produção

690.000.000 (litros / ano) em 2006

Consumo

44,9 (litros per capita / ano) em 2007

Exportação

296.000.000 (litros / ano) em 2011

Importação

120.800.000 (litros / ano) em 2003

Superfície

92.391 km²

Área Plantada

244.000 hectares em 2004

População

10.605.870 hab. em 2006

Descrição

Portugal é um país de longa tradição vinícola, tendo como marco mais importante a implantação da vinicultura pelos romanos, tal como ocorreu nos demais países de maior expressão vinícola da Europa.

De norte a sul, o país é muito rico em bons vinhos e, além dos vinhos únicos do Porto e da Madeira, existem mais de cem variedades diferentes de vinhos, desde os vinhos de mesa a vinhos especiais, todos eles refletindo o caráter individual do respectivo solo.

A vitivinicultura portuguesa demorou a evoluir tecnologicamente e, por muito tempo, produziu poucos vinhos de alta qualidade. Esse quadro, no entanto, é coisa do passado. Nas últimas duas décadas, como conseqüência do fantástico desenvolvimento econômico, político e social do país, a vitivinicultura portuguesa sofreu sensíveis avanços, particularmente no campo tecnológico.

O fato mais importante é que essa modernização foi realizada sem descartar os aspectos tradicionais positivos, como por exemplo, a utilização de variedades de uvas autóctones e tradicionais. Com ajuda da tecnologia, essas castas, que antes originavam vinhos de qualidade inferior, passaram a dar grandes vinhos.

Histórico

O cultivo de vinhedos ocorre em Portugal desde os tempos mais remotos da História, pois já no sec. II A.C. os historiadores da antiga Roma se referiram à viticultura na Península Ibérica.

Em Portugal, a vinha é uma das mais importantes culturas, senão a mais importante, representando mais de 35% da área ocupada pelas culturas permanentes. Os cerca de 300.000 ha plantados encontram-se distribuídos por todo o País e está presente em mais de 60% das explorações agrícolas nacionais. A importância desta cultura reflete-se não só economicamente como socialmente, sendo direta e indiretamente responsável por milhares de postos de trabalho, tendo também um peso significativo na formação do produto agrícola nacional.

Apesar de constituir um setor tradicional, a vitivinicultura tem sido um dos setores mais dinâmicos da agricultura portuguesa, no qual continuam a ser realizados grandes investimentos, com o objetivo de uma melhoria de qualidade e de ganhos de competitividade na comercialização do vinho nos mercados internacionais.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais