Seja Bem vindo!

  Espanha

Ribera del Guadiana

 

Dados gerais

Localização

Província de Cáceres, Espanha

Latitude

39º40’N

Longitude

06º00’O

Altitude

De 209 a 1087 metros

Solo

Varia do arenoso ao aluvial

Clima

Continental

Chuva anual

400 a 500 mm

Produção

8.000.000 (litros / ano) em 2006

Superfície

-

Área plantada

22.000 hectares em 2005

Descrição

A primeira Denominação de Origem (DO), Extremadura, leva esse nome devido ao rio que corre do leste ao oeste através dos vinhedos. A DO Ribera del Guadiana agrupa seis subzonas distribuídas entre duas províncias da região: Badajoz ao sul, e Cáceres ao norte.

Hoje a área mostra evidências de modernização da viticultura e da enologia, ao mesmo tempo que cada produtor continua a preservar o seu estilo. Como resultado, ocorreu um melhoramento excepcional tanto no vinho tinto quanto no branco. A maior subzona é Tierra de Barros, que alcançou certa fama na exportação de vinhos na categoria “Vino de la Tierra”. Essa região continua a encorajar novos métodos como a renovação de varietais, a atualização dos métodos de colheita e a modernização dos aparatos para manusear o aumento do número de barris produzidos.

Graças a todos esses fatores, a imagem da região como um produtor de vinhos com grande graduação alcoólica e pouca estrutura está mudando. Hoje, a ênfase está nos vinhos jovens não frutados e na mistura de vinhos envelhecidos.

Histórico

-

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais