Seja Bem vindo!

  Espanha

Somontano

 

Dados gerais

Localização

Província de Huesca, Espanha

Latitude

42º00’N

Longitude

00º20’O

Altitude

350 a 650 metros

Solo

Formado por arenito e barro

Clima

Continental

Chuva anual

500 mm

Produção

15.000.000 (litros / ano) em 2006

Superfície

-

Área plantada

4.400 hectares em 2005

Descrição

Somontano conquistou seu status de DO em 1984 depois de um enorme esforço dos produtores locais, que desde então atingiram resultados impressionantes. Os vinhedos, localizados próximos dos Pirineus Aragonese, possuem altitude e clima ideais, assim como uma interessante variedade de uvas varietais e vinícolas dispostas a produzir vinhos únicos de alta qualidade.

Os excelentes resultados atingidos são refletidos na atitude do mercado doméstico e internacional, criando uma demanda para esses produtos – elegante, estruturado, e em muitos casos, próprios para o envelhecimento.

Os vinhos, feitos de treze uvas nativas e variedades estrangeiras, possuem uma leveza refrescante e delicada, que comprovam o esforço das bodegas locais e sua disposição para novos experimentos. Essa é um dos fatores para essa região se tornar um sucesso de críticas e de vendas.

Desde a conquista do status de DO, várias marcas de vinhos e vinícolas surgiram, ajudando a promover a consolidação da DO. Como resultado, as exportações dobraram desde 1995. Uma das características de seus vinhos é a mistura de uvas novas com antigas. Somontano evoluiu significativamente na década passada, agora é capaz de competir com grandes vinhos clássicos da Espanha.

Histórico

-

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais