[?]
  França

Alsace

[ampliar]

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

São necessárias 3
avaliações de um vinho
desta região para
obter uma média
 
Quem marcou como favorito? (1)
 

Dados gerais

Localização

Nordeste da França

Latitude

48º30’N

Longitude

07º30’L

Altitude

De 200 a 400 metros

Solo

Bastante diversificado, varia do arrenoso, granítico, barroso e vulcânico.

Clima

Semi-continental; verões quentes e invernos frios com neve freqüente.

Chuva anual

450 mm

Produção

108.169.000 (litros / ano) em 2006

Superfície

9.500 km²

Área plantada

15.300 hectares em 2006

Descrição

Essa região é bastante peculiar. Tanto a França como a Alemanha possuem um papel de igual tamanho nas influências da língua, tradições e vinhos da Alsácia. Essa é a única região da França que vende seus vinhos de acordo com o nome da variedade da uva, e isso ocorre há bastante tempo. Outro fato paradoxal é que a Alsácia não somente é uma região importante economicamente, com alta concentração de população, mas também é uma importante área agrícola e produtora de vinho. Embora a Alsácia seja uma das áreas mais ao norte da França, seus verões são quentes e ensolarados, tornando a região a mais seca do país. A plantação de uva é uma prioridade na Alsácia, seus vinhos são aromáticos e os brancos são prazerosos, dois bons exemplos vêm das uvas Gewürztraminer e Riesling.

Histórico

Sua situação geográfica, na junção entre as influências germânicas e romanas, conta sua própria história: uma cultura que vem da era romana, revitalizada pelas dinastias Merovingians e Carlovingians que consumiam grande quantidade do “estimulante vinho que faz você feliz”. No final do primeiro milênio, 160 vilas da Alsácia já tinham plantação de uva e, na Idade Média, os vinhos da região já se encontravam entre os mais valorizados da Europa. A produção de vinho na Alsácia atingiu seu apogeu no século 16. Esse período de prosperidade foi brutalmente interrompido pela Guerra dos 30 anos (1618-1648) que devastou a região. Saqueada e arruinada, todas as atividades comerciais decaíram drasticamente. O renascimento da viticultura da Alsácia veio após três séculos, depois da Primeira Guerra Mundial, quando os produtores adotaram a política de “qualidade em primeiro lugar” e decidiram produzir vinhos apenas da maneira tradicional, com variedades de uvas de alta qualidade. De 1945 em diante, essa política foi reforçada pela delimitação das áreas de vinhedos e pela aplicação da rígida legislação de produção e vinificação.

Finalmente esses esforços foram oficialmente recompensados pela conquista do status de “Appellation d'Origine Contrôlée”, AOC Alsace em 1962, AOC Alsace Grand Cru em 1975 e AOC Crémant d'Alsace em 1976. Hoje, os produtores e comerciantes de vinho unem seus esforços para promover a imagem do vinho da Alsácia no mundo inteiro.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais