[?]
  França

Champagne

[ampliar]

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

Avaliação Média
dos Produtos

96,3
Extraordinário
 
Quem marcou como favorito? (2)
 

Dados gerais

Localização

Leste de Paris, nordeste da França.

Latitude

48º50’N

Longitude

04º20’L

Altitude

De 60 a 360 metros.

Solo

Formado por sedimentos argilosos e pedras calcárias.

Clima

Verões e primaveras ensolarados e invernos brandos.

Chuva anual

De 600 a 670mm.

Produção

-

Superfície

25.000 km²

Área plantada

35.000 hectares em 2005

Descrição

Com uma média anual de 10.5°C de temperatura, Champagne é uma região fria, exposta aos ventos do norte e dos efeitos dos anticiclones da Sibéria (centros de alta pressão). Mas é quente o suficiente para amadurecer as melhores variedades de uvas. Os vinhedos de Champagne estão localizados nos microclimas mais quentes da região, que são os mais protegidos dos ventos do norte. A mera presença dos vinhedos nessa região é um desafio, pois o número de guerras que ocorrereu aqui não ajudou a plantação de uvas. Mas durante séculos, os produtores de vinho aprenderam como domar os rigorosos solos de pedra calcária para produzir produtos de grande qualidade. Desde então, Champagne se tornou um símbolo mundial da celebração.

Histórico

O primeiro vinho fabricado em Champagne ocorreu há cerca de 2.000 anos atrás.

Champagne já era famosa desde a Idade Média, mas não eram os mesmos vinhos consumidos atualmente. Naquela época, os vinhos eram tintos ou brancos e não gasosos (bastante similares aos produzidos na região de Bourgogne).

A população usava barris para transporter seus vinhos. Eles observaram que na primavera seguinte a colheita, o vinho tendia a ficar mais espumoso, o que não era bom para os negócios.

Os primeiros Champagnes foram produzidos no século 17. Um monge chamado Dom Perignon foi o primeiro a entender o processo da fermentação da Champagne e a elaborar o processo. Ele conseguiu misturar as uvas brancas e tintas de diferentes áreas e assim aperfeiçoou a maneira com que os produtores daquela época usavam para produzir o Champagne.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais