Seja Bem vindo!

  Suíça

Genebra

 

Dados gerais

Localização

Oeste da Suíça

Latitude

46º12’N

Longitude

06º08’L

Altitude

-

Solo

Originalmente glacial, varia de argila a arenoso.

Clima

Ensolarado nas montanhas.

Chuva anual

-

Produção

11.000.000 (litros / ano) em 2008

Superfície

-

Área plantada

1.494 hectares em 2008

Descrição

Genebra é a terceira maior região produtora de vinhos na Suíça, produzindo de 8 a 12 milhões de litros por ano, sendo metade de tintos e outra metade de brancos. Possui vinhedos e vinícolas por toda a sua extensão.

Genebra está criando vinhos novos como Gamaret e Garanoir. Entre os brancos, incluem-se: Chasselas, Aligoté, Chardonnay, Gewurztraminer, Sauvignon Blanc, Pinot Blanc e Viognier.

Seus tintos variam de Gamays frescos e frutados até variedades clássicas como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, além de Gamaret e Zinfandel.

Histórico

Genebra possui mais de 2 mil anos de história no cultivo de uvas.

O território conquistado ao norte dos Alpes pelos Romanos, onde está Genebra hoje, tem um solo especial – arenoso em algumas áreas e rico em argilo em outras partes – e um clima moderado ideal para o cultivo da uva. Sabendo disso, os produtores do Império Romano plantaram as primeiras vinhas e começaram uma tradição que continuou ininterruptamente por mais de 2 mil anos.

No século 18 havia em torno de 2.000 hectares de vinhedos em Genebra, e a produção de vinho tinha papel importante na economia local. Ao final do século 18, contudo, a nova malha ferroviária trouxe forte competição com a vinda dos vinhos franceses, e uma epidemia de phylloxera destruiu as vinhas que sobraram.

Desde então, os produtores de vinho precisaram de muita paciência e amor pela terra e pela tradição para dar vida nova aos vinhedos. Atualmente, a área plantada de vinhas de Genebra são o terceiro maior da Suíça, onde mais de 10 milhões de litros de vinhos são produzidos todos os anos.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais