Seja Bem vindo!

  Argentina

San Juan

 

Dados gerais

Localização

Oeste da Alemanha

Latitude

30º50’S

Longitude

68º50’O

Altitude

de 600 a 1.200 metros

Solo

-

Clima

-

Chuva anual

-

Produção

-

Superfície

-

Área plantada

47.000 hectares em 2002

Descrição

San Juan ocupa o segundo lugar nas estatísticas do vinho argentino, tanto no que diz respeito à superfície de vinhedos quanto ao volume de vinho produzido.

Essa região conta com uma sucessão de vales, que são os de Tulum (o mais importante, nas margens do rio San Juan), Ullum-Zonda, Calingasta, Jáchal, Iglesia e Fértil. As altitudes oscilam entre 1.200 metros no Valle de El Pedernal (uma microzona dentro de Ullum-Zonda) até 600 metros nas zonas mais baixas do Valle de Tulum. As cepas mais cultivadas são: Bonarda, Greco Nero (quase inexistente em outras regiões), Malbec, Moscatel de Alejandría, Pedro Giménez e Torrontes, apesar de que as plantações mais recentes estão privilegiando as variedades mais finas, como Cabernet Sauvignon, Syrah (com grande potencial), Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier.

Não podemos esquecer das riquezas turísticas de San Juan, especialmente do Valle de Calingasta, Jáchal, do Valle Fértil e do singular Valle de la Luna, pontos imperdíveis para quem deseja apreciar algo mais, além dos vinhos deste lugar.

Histórico

Sua história nos conta de um passado esplendoroso como geradora de vinhos de mesa e vinhos especiais, até que, a meados da década de 1980, o consumo de uns e de outros perdeu vigência de maneira abrupta. O golpe foi grande para grande parte da indústria vitivinícola argentina e para todas as regiões produtoras em geral, mas em San Juan representou uma calamidade muito maior considerando essa especialização nos produtos recém mencionados. Com certeza, muitas pessoas ainda lembram da fama dos Mistelas Sanjuaninos, dos “vinhos de licor” ou das bases para elaborar destilados que saíam ao mercado sob denominações européias como “Cognac”. Tudo isso teve fim quando as tendências de consumo variaram seu rumo em direção a outros horizontes.

Recém nos últimos anos do século XX, a província encarou uma profunda mudança, apostando suas fichas no vinho de alta qualidade, algo que está bem fundamentado em condições ecológicas aptas para obtê-lo.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais