[?]
  Chile

Región del Valle Central

[ampliar]

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

Avaliação Média
dos Produtos

83,8
Muito Bom
 
Quem marcou como favorito? (4)
 

Dados gerais

Localização

Centro do Chile

Latitude

35º30’S

Longitude

71º30’O

Altitude

Até 1.000 metros

Solo

Aluviais e férteis

Clima

Mediterrâneo quente

Chuva anual

-

Produção

-

Superfície

-

Área plantada

-

Descrição

Grande parte dos vinhos chilenos são produzidos nessa região, onde se encontram vários vales.

O Vale Maipo é a terra natal do comércio de vinho no Chile e possui umas das mais velhas tradições no cultivo de uvas, além de ser uma das mais renomadas do país. A maioria das vinícolas mais antigas estão localizadas aqui, com fácil acesso a capital Santiago, e foram fundadas no meio do século 19. No leste, os vinhedos estão próximos aos Andes com elevações que podem atingir 1.000 metros acima do nível do mar. A variação de temperatura durante o dia e noite é bastante grande, chegando a exceder 20°C. O vale se estende para o oeste na direção das cadeias de montanha com solos aluviais que drenam facilmente. Essa área talvez seja mais conhecida pelos vinhos tintos, notáveis Cabernet Sauvignon, que são intensos e complexos com taninos muito bem estruturados.

O Vale Rapel se divide entre o Vale Cachapoal e o Vale Colchagua.

No Vale Cachapoal, a maioria das uvas cultivadas são tintas, cobrindo quase 80% da área plantada. Os produtores sabem do grande potencial deste vale na produção de vinhos tintos de qualidade como o Merlot e Cabernet Sauvignon. Dentro do vale existem climas distintos com a região mais quente no oeste, cercado pelo lago Rapel na região costeira, e climas mais frios nos vinhedos mais elevados do leste, próximo aos Andes.

O Vale Colchagua é famoso por causa do Rio Tinguirririca e se aproveita de um clima mediterrâneo quente, pouco mais frio que o vizinho mais ao norte, pois as montanhas no oeste são mais baixas, permitindo maior influência do mar. Esse vale oferece grande variedade para a plantação de vinhedos com micro-climas específicos e tipos de solo que apresentam um argumento convincente para a importância do “terroir”. Bons exemplos são Apalta, Ninquen, e Marchigue. Essa região ostenta também bons hotéis.

O Vale Curicó está próximo ao centro da viticultura chilena, com extensos vinhedos plantados que foram estabelecidos no século 19. Situado junto aos rios Lontué e Teno, o clima mediterrâneo quente e os solos são perfeitos para o cultivo de uvas, e a grande variação de temperatura entre o dia e noite fornecem excelente potencial de maturação. As áreas mais frias ao leste de Molina são ótimas para o cultivo das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay.

O amplo Vale Maule é a maior das regiões da viticultura chilena e a mais ao sul do Vale Central. Tem esse nome devido ao rio Maule e está localizada no centro da cidade de Talca, que ostenta duas universidades. Quando os espanhóis aqui chegaram no meio do século 16, trouxeram a uva País que prosperou nesse fértil vale. Hoje em dia, as vinícolas estão progressivamente substituindo essa uva rústica por outras variedades mais nobres, além de usar técnicas mais modernas na irrigação. A quantidade de chuva em Maule é maior do que em muitas outras áreas, mas está concentrada mais nos meses de inverno. A variação de temperatura entre dia e noite é de novo uma importante característica climática, e as uvas tintas se beneficiam das quentes temperaturas do vale.

Histórico

-

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais