Seja Bem vindo!

  Líbano

Vale de Bekaa (Bekáa ou Al Biqâ‘)

 

Dados gerais

Localização

Nordeste do Líbano

Latitude

34º00’N

Longitude

36º10’L

Altitude

entre 900 e 1.100 metros

Solo

Bastante rico e fértil; basicamente formado por calcário e argila.

Clima

Possui um clima único, com longos e gentis verões, invernos chuvosos, altitude perfeita e uma temperatura média de 25°.

Chuva anual

-

Produção

-

Superfície

-

Área plantada

-

Descrição

O Vale do Bekaa é a casa do vinho do Líbano moderno, representa quase 90% de toda a produção do país. Mas foi apenas nas últimas décadas que o seu potencial vitivinícola foi realmente explorado.

O longo e estreito vale é um oásis de alta altitude (3000ft/1000m) para a agricultura e viticultura, que corre norte-sul por cerca de 40 milhas (65km) entre o Líbano e as montanhas Anti-Líbano. As montanhas possuem uma fertilidade única aqui, já que fornecem proteção contra os desertos do leste e as chuvas marítimas do oeste. Apesar das chuvas escassas, a área tem acesso a água fresca que flui dos morros para o vale.

A primeiras vinha plantadas no Vale foi Cinsaut, que posteriormente juntou-se com outras castas francesas. Atualmente são cultivadas no Líbano as uvas tintas: Carignan, Grenache, Syrah, Mourvedre, Cabernet Sauvignon e Merlot; e as brancas Ugni Blanc, Chardonnay e Clairette.

Histórico

O Vale de Bekaa é uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, citada na própria Bíblia.

A vinícola mais antiga é a Chateau Ksara, que foi criada pelos cristãos Jesuítas de Taanayel (Tanail), um antigo provoado monástica localizado no Vale de Ksara. A primeira vinha foi plantada lá em 1857, com plantas trazidas da França através das colônias na Argélia. Naquela época, o Líbano era governado pelo Império Otomano, cuja lei da Sharia condenava a produção e o consumo de vinho, exceto para fins religiosos. Assim, a produção foi muito moderada até que os franceses tomaram o controle do país após a 1 ª Guerra Mundial (sob o mandato da Liga das Nações "francês para a Síria e Líbano). Após esse período, a produção de vinho do Vale do Bekaa começou a se expandir.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais