Seja Bem vindo!

Vinícola Portugal

Adega Cooperativa de Borba

 

Dados gerais

Razão social

Adega Cooperativa de Borba

Localização

Portugal, Alentejo, Borba

Fundação

1955

Local do vinhedo

Portugal, Alentejo, Borba

Área plantada

-

Proprietário

-

Enólogo

Eng.ª Maria João Rosado e Eng. Oscar Gato.

Produção anual

-

Exportação

-

Descrição

É a mais antiga Adega Cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem da região.

Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD com uma designação alentejana. Em Maio de 1990, o vinho branco “Borba” da colheita 1989 surpreendeu o mercado, recebeu muitos elogios e ganhou o prêmio de Melhor Vinho Branco na Produção de 1989 no concurso promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho.
A qualidade dos vinhos desta Adega Cooperativa fez com que ela tivesse um crescimento muito rápido. Hoje dispõe da mais moderna tecnologia de vinificação. O laboratório está montado de forma a promover um rigoroso controle de qualidade.

Nos últimos anos, a diretoria da Adega Cooperativa de Borba realizou um trabalho brilhante. Fez inúmeras obras, comprou equipamentos novos, mudou a imagem dos rótulos e lançou com grande sucesso uma nova linha de vinhos com qualidade superior, Varietais e Bivarietais, Garrafeira e Cinquentenário. Nas suas caves de estágio, hoje podemos admirar mais de 1.000 barricas de carvalho francês e americano. Como reconhecimento deste esforço, foi eleita a Cooperativa do Ano, em 2003, pela Revista de Vinhos portuguesa. Em 2005 voltou a ganhar o mesmo prêmio, um fato inédito na história da Revista de Vinhos e que só confirma a alta qualidade dos vinhos deste produtor.

Histórico

Fundanda em 1955, a Cooperativa de Borba foi a primeira de uma série de Adegas Cooperativas constituídas no Alentejo.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais