[?]
Vinícola Portugal

Fundação Eugénio de Almeida

Positivo 100% Recomenda

Negativo 0% Não Recomendam

Avaliação Média
dos Produtos

93,3
Excelente
 
Quem marcou como favorito? (0)

Dados gerais

Razão social

Fundação Eugénio de Almeida

Localização

Portugal, Alentejo, Évora

Fundação

1963

Local do vinhedo

Portugal, Alentejo, Évora

Área plantada

-

Proprietário

-

Enólogo

Eng. Pedro Batista

Produção anual

-

Exportação

-

Descrição

A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora. Os seus estatutos foram redigidos pelo próprio fundador, o Eng. Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva, quando da sua criação em 1963. A missão institucional da Fundação concretiza-se nos domínios cultural, educativo, assistencial, social e espiritual, visando o desenvolvimento e elevação da região de Évora.

Histórico

Criada em 1963, a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da região de Évora por meio de ações sociais e culturais. Nos anos 80, a FEA ganhou um setor vitivinícola, sob o comando de dois grandes nomes da enologia portuguesa: Francisco Colasso do Rosário e Francisco Pimenta.

A produção obtida nas vinhas é vinificada num local histórico e sagrado, a Adega da Cartuxa, situada na Quinta de Valbom em Évora. A adega está instalada num edifício que pertenceu à Companhia de Jesus em 1580 e que na época era a sua casa de repouso. Com a expulsão dos jesuítas de Portugal pelo Marquês de Pombal, este edifício foi integrado aos Bens Nacionais em 1755. No ano seguinte, já funcionava no local um importante lagar de vinho que absorvia a produção vinícola da região. Em 1869 o edifício foi vendido em haste pública e adquirido por José Maria Eugénio de Almeida, avô do Eng. Vasco Maria Eugénio de Almeida. Próximo à Adega da Cartuxa, fica o bonito Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli, fundado em 1587 e que retomou em 1960 a atividade religiosa contemplativa, depois de vultosas obras de restauro empreendidas pelo Conde de Villalva. No silêncio das caves deste Mosteiro, vários vinhos da Fundação fazem o seu estágio em garrafa. Sempre com a preocupação do enquadramento arquitetônico num edifício muito rico em história, a Adega da Cartuxa passou por várias reformas e ampliações nos últimos anos. Hoje é uma das mais modernas e bem equipadas do Alentejo. Toda cercada por vinhas e com uma charmosa loja de vinhos, a Adega da Cartuxa é visita obrigatória para todos os que se dirigem a Évora.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais