Seja Bem vindo!

Vinícola França

Château de Sainte-Croix des Corbières

Imagem
não disponível
 

Dados gerais

Razão social

Château de Sainte-Croix des Corbières

Localização

França, Languedoc-Roussillon

Fundação

-

Local do vinhedo

França, Languedoc-Roussillon

Área plantada

-

Proprietário

-

Enólogo

-

Produção anual

-

Exportação

-

Descrição

Localizada sobre a comuna de Montredon-des-Corbières e no limite da comuna de Bizaneta a propriedade, sem interrupção, ocupa a totalidade de um vale de aproximadamente, 32 alqueires de altura, dos quais 12 alqueires de vinhas em encosta cercam a casa principal do tipo "bastide provençale" e seu parque. O restante, até ao topo das colinas cercando este pequeno circo quase fechado sobre ele mesmo, é constituí­do de pinheirais, e de vegetação mediterrânea cujos perfumes oferecem um cenário real, mas também participam enormemente da personalidade do vinho, pois a prú­na da uva é um captador de aromas muito importante.

Sainte-Croix des Corbières encontra-se sobre o território viní­cola de Fontfroide, limitando-se com o de Boutenac.

Sua climatologia é completamente específica: situadas sobre o litoral mediterrâneo e muito ensolaradas as costas de Sainte-Croix são a ultima muralha para o fenômeno meteorológico chamado "le marin" : trata-se da entrada de brumas matinais seguidas de dias muito quentes. Essas brumas são uns presentes divinos para as vinhas do Domínio, pois todas as manhãs, mesmo em pleno verão, até o nascer do sol, um orvalho dilui-se por toda a folhagem das plantações.

Histórico

A partir de 1093, logo após da ortoga aos monges da Abadia de Fontfroide*, de 250.000 alqueires de terra para cultivo, feita pelos senhores de Narbonne, estendendo-se de Béziers à Tarragone, é provável que Sainte-Croix tenha sido a primeira "cabeça de-ponte", localizada a menos de 5 km, a vôo de pássaro, no in­ício dos anos 1100. Fotos aéreas mostram uma multidão de pequenas parcelas enterradas sob as charnecas do Domí­nio, datando sem dúvida, desta época.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais