Os missionários franciscanos plantaram as primeiras videiras na Califórnia por volta de 1779. Durante os cem anos que se seguiriam, as uvas plantadas pelos missionários continuaram sendo a base da viticultura na Califórnia, chegando aos pequenos viticultores em Los Angeles. O desenvolvimento da região estendeu-se para todo o estado e a fama da Califórnia como a região do vinho espalhou-se da mesma forma com que no norte Cáucaso (Rússia).
Seguindo a Corrida do Ouro, em 1849, a população e os vinhedos instalaram-se no norte da baía do San Francisco e adjacências. O condado de SONOMA era o centro da atividade viticultural em 1891 e tinha 22.683 acres / 9.180 ha, destes, 18.000 acres pertencentes ao Napa Valley. No fim do século XIX um estouro extraordinário do investimento nos vinhedos beneficiou não apenas estes condados do norte da costa, mas também a Livermore e Santa Clara.
No final do século, a maioria das regiões da Califórnia que hoje são produtoras, já estava instalada, na época, com produção acima de 30 milhões gal / 1,1 milhão hl, na maior parte do norte, Sonoma, Napa e Santa Clara. Em 1870, a região central da Califórnia também se tornou produtora, especialmente os condados de Fresno e Madera, que se tornaram famosas pela produção de vinhos baratos. O estado incentivava a produção, visto que o acelerado crescimento e o desenvolvimento viticultor refletiam de forma esplêndida na economia dos EUA.
Em 1880, entretanto, haviam sinais adiantados de phylloxera vastatrix, a primeira barreira enfrentada pela indústria, que acabou devastando a produção de vinhos na Califórnia. Somado a isso, ainda houve a proibição por decreto legal que levantou uma barreira ainda maior para a viticultura, que praticamente foi extinta.
Imediatamente após a proibição, o mercado exigiu uma maior produção de vinho doce. Após a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial, e a popularização do uísque, os produtores tiveram de utilizar-se de blend, para produzir vinhos semelhantes aos da Europa, usando nomes genéricos como Bourgogne e Chablis aproveitando a ignorância geral do público.
Já com um mercado mais estável, a produção acelerou-se. Aumentou o número de viticultores e surgiu maior variedade de vinhos de maior qualidade impulsionados pela demanda que exigia um produto com características melhoradas. O mercado respondia rapidamente, e nos anos 90 o número de produtores de vinho no estado chegava mais uma vez próximo de 800, quase todos vendiam sua produção sob seus próprios rótulos. Atualmente a produção na Califórnia está bem acelerada, com marcas conhecidas e renomadas no mercado que não raramente têm participado de competições e muitas vezes saído vitoriosa.
A complexidade, riqueza e qualidade, já são características presentes nos vinhos californianos e tem repercutido em todo o mundo, tais atributos associados a esta região certamente a posiciona como uma das melhores produtoras do chamado Mundo Novo. |