Seja Bem vindo!

  França

Bordeaux

 

Dados gerais

Localização

Sudoeste da França

Latitude

44º50’N

Longitude

00º35’O

Altitude

De 0 a 100 metros.

Solo

Sedimentário

Clima

Temperado; invernos curtos e bastante úmidos.

Chuva anual

De 500 a 1400 mm.

Produção

10.725 km²

Superfície

-

Área plantada

120.000 hectares em 2005

Descrição

Bordeaux é reconhecida como uma das melhores regiões produtoras de vinho do mundo. A região, situada no sudoeste da França, produz quase todos os seus vinhos com origem controlada - Appellation d'Origine Contrôlée (AOC), sendo o maior produtor da França de vinhos com origem controlada (AOC). Representa 1.5% do total de área plantada no mundo inteiroe seus vinhos tintos somam 88% da produção.

Bordeaux fica no paralelo 45, próxima do Oceano Atlântico, e é aquecida pela Corrente do Golfo que protege seus vinhedos dos frios invernos. As primaveras são quentes e úmidas, mas pelo fato de estar próxima ao Atlântico, o tempo é imprevisível, especialmente durante o período crucial da maturação das uvas em junho. Os verões são quentes com temporais freqüentes em agosto, mas a floresta de pinheiros no oeste da região ajuda a reduzir as temperaturas e a proteger os vinhedos dos fortes ventos da Baía de Bicay. O período de colheita começa no início de setembro e vai até a metade de outubro, dependendo da variedade da uva. À medida que o outono se aproxima, a chuva torna-se uma ameaça durante esse período.

Histórico

As uvas são plantadas em Bordeaux há mais de 2.000 anos. Provavelmente os primeiros vinhedos cresceram ali antes da chegada dos Romanos, 56 A.C.

No começo do segundo milênio, a região de Bordeaux estava sob domínio dos ingleses. Centenas de navios carregados de barris de "Claret" rumavam para a Inglaterra. O "Claret" era um vinho tinto que os ingleses amavam. Essa palavra ainda é usada para se referir ao tinto Bordeaux.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais