Em 15 de Janeiro de 1884, desembarca em Porto Alegre Pietro Mioranza e segue para a colônia de Caxias, onde lhe destinam o lote número 13 do Travessão Alfredo Chaves. Pietro é um dos primeiros a chegar ao local, e o batiza como Nova Veneza.
Do Valle del Mis na Itália, Pietro Mioranza trouxera algumas mudas de videira, a semente da tradição vinícola Valdecir Mioranza transplantada na América. Em pouco tempo, Pietro torna-se o maior produtor de vinhos de Nova Veneza.
Em 1972, Valdecir Mioranza, bisneto de Pietro, juntamente com mais seis amigos fundou a Vinhos Monte Reale. Em 1993 Valdecir assumiu o controle acionário da Monte Reale. A partir desta data se iniciaram os investimentos em tecnologia, a fim de produzir vinhos de alta qualidade.
Em 1999 iniciou-se a reforma e reestruturação da Monte Reale, pensando no vinho fino, gastronomia e enoturismo. Criou-se então a marca de vinhos finos Valdemiz. A primeira safra foi elaborada em 2000 e o lançamento em 2002 juntamente com o empreendimento já reformado. A partir desta data a linha de produtos conta com os vinhos finos Valdemiz, e com os vinhos de mesa e sucos Monte Reale.
Do conhecimento e dedicação herdados de seus antepassados, a família de Valdecir Mioranza preserva a tradição de mais de sete séculos, da qual resultaram os vinhos varietais Valdemiz. |